explicação passo-a-passo:
crie uma tabela e agrupe as grandezas da mesma espécie na mesma coluna. identificar se as grandezas são inversamente ou diretamente proporcionais, analisaremos isso no próximo passo. montar a equação assim: se as grandezas forem diretamente proporcionais, multiplicamos os valores em cruz, isto é, em forma de x.
a regra de três pode ser usada para resolver um problema relacionado à duas grandezas proporcionais, sendo chamada de regra de três simples. quando houver mais de duas grandezas proporcionais, damos o nome de composta. lembrando que ao aplicar a regra de três é necessário ficar atento a proporcionalidade das grandezas, que podem ser direta ou inversamente proporcionais.
inversamente proporcional
se uma pessoa que está viajando de automóvel em um percurso de 100km, por exemplo, aumentar a velocidade do veículo, ela conseguirá chegar ao destino em menor tempo. este é um caso de grandezas inversamente proporcionais e é preciso inverter uma das razões.
exemplo:
um motorista fez uma viagem entre duas cidades em 6 horas, mantendo uma velocidade média de 60km/h. se na volta, percorrendo a mesma estrada, a sua velocidade média foi de 80 km/h, qual foi a duração da viagem?
Perguntas populares