Você tem uma pergunta?

Encontre a resposta à sua questão

Leia o texto. [...] O que mais diferencia o livro [O Príncipe] de outros contemporâneos, porém, é o modo como Maquiavel escolhe apresentar as virtudes mais adequadas a um líder. Tradicionalmente, os autores de espelhos de príncipe exaltavam a busca de um soberano por honra e glória que potencializassem suas boas características (virtu), enquanto contavam com uma boa sorte (fortuna) que os favorecesse ao demonstrar um comportamento adequadamente cristão. O próprio Maquiavel escreve em O Príncipe que "o príncipe deve ser ponderoso em seus julgamentos e em suas ações, sem temer o seu próprio poder, e proceder de um modo equilibrado, com prudência e benevolência". Maquiavel defende também, contudo, que a natureza dos homens deve ser levada em consideração antes que o soberano escolhesse a conduta mais apropriada ao caso. Baseado em suas experiências anteriores, ele argumenta que, em sua maioria, os homens são "ingratos, volúveis, fementidos e dissimulados, fugidios quando há perigo, e cobiçosos"; nada mais natural, assim, do que agir de acordo e não sofrer derrotas por ingenuidade.

A partir da leitura do excerto acima e dos estudos do Material Digital, avalie as afirmações a seguir.

I. Segundo Maquiavel, o bom soberano não precisa ser virtuoso, e basta sempre confiar que a fortuna lhe será boa.

II. A expressão "os fins justificam os meios" é atribuída a Maquiavel por sintetizar seu pensamento político, o qual rompe com a visão idealista da política.

III. Em "O Príncipe", Maquiavel afirma ser necessário que o Estado seja laico. Isso significa que a Igreja (ou religiões dominantes) teria poder para intervir em questões do governo.

IV. A obra "O Príncipe", de Maquiavel, é dividida em quatro partes, sendo a mais conhecida e utilizada ainda hoje pelos governantes, aquela que diz respeito a como conquistar e conservar os Estados.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.
Alternativa 2:

I e IV, apenas.
Alternativa 3:

II e IV, apenas.
Alternativa 4:

I, II e III, apenas.
Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.